Reservatórios de geomembrana são soluções de alta performance para impermeabilização de grandes áreas, como lagos, tanques, bacias, dentre outros. No entanto, é necessário que o produtor rural que adquire esse produto esteja atento às qualificações do fabricante.

Uma das formas mais precisas de averiguar a qualidade dos serviços é solicitar o acervo de obras realizadas, como explica Engª Carolina Palomino, Especialista em Geossintéticos do grupo Nortène, empresa especializada em geomembranas. “A fabricante deve comprovar que consegue fornecer reservatórios de qualidade e que atendam às necessidades do projeto”, diz.

Segundo Palomino, normalmente isso pode ser demonstrado por meio de documentos, como laudos de ensaios e certificados solicitados pelos clientes durante a fase de negociação. Entretanto, com o acervo de obras é possível ter um olhar mais amplo sobre o que a empresa já realizou e como ela aplicou suas técnicas em cada empreendimento. “O tempo que o fabricante está no mercado, os tipos de obras que participou e volumes que forneceu dizem muito sobre a qualidade do atendimento e suporte técnico antes, durante e após o fornecimento”, explica.

Para a Engenheira, todo o aprendizado relacionado à aplicação do reservatório de geomembrana, da especificação à instalação, deve ser compartilhado com os clientes. “Essa é uma forma de proporcionar suporte técnico diferenciado. O cliente terá muito mais confiança no serviço da fabricante”, defende.

Conheça o Grupo Nortène

O grupo Nortène, a exemplo, tem mais de 100 milhões de m² instalados nos últimos 10 anos no Brasil e no exterior. A empresa possui sólida experiência no desenvolvimento e fabricação de geomembranas, que podem até superar a necessidades das áreas onde atua. “Fornecemos soluções para contenção de resíduos, rejeitos, armazenamento e condução de água, isolamento de contaminantes e muito mais”, diz Eng. Palomino, da fabricante Nortène.

Ela pontua que o grande acervo de obras do grupo Nortène demonstra que a empresa possui capacidade técnica para atender as mais diversas necessidades de desempenho, principalmente a de longo prazo. “Atendemos projetos com mais elevados níveis de exigência em termos de contenção, resistência, estabilidade, durabilidade e prevenção de vazamentos”, conclui.

Fonte: Ação Estratégica Comunicação