O sistema produtivo de grãos brasileiro passa por desafios em diversos níveis, especialmente em relação à capacidade de armazenagem de grãos. No caso de estados como o Mato Grosso, um dos maiores produtores no Brasil, a dificuldade de armazenamento fez com que o setor agro buscasse na silo bolsa a solução para guardar as volumosas safras. 

A utilização da silo bolsa também foi motivada pelos altos investimentos nas infraestruturas tradicionais e no longo tempo de construção de novos armazéns. Além disso, a silo bag oferece outras vantagens em relação à conservação dos grãos e dos silos.

Um experimento da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, mostrou como a silo bolsa conserva a safra de grãos. Em suma, os resultados apontaram que, durante o período de até 330 dias, manteve-se a qualidade dos grãos de soja armazenados na silo bag, fechada hermeticamente, com 70% de umidade relativa e 8% de concentração de CO2.  

No entanto, a qualidade do armazenamento depende da correta instalação da silo bolsa. Você sabe quais as etapas da instalação adequada? Continue a leitura e entenda como é feita a montagem do compartimento e quais equipamentos são usados para isso! 

Etapas para a instalação da silo bolsa

A primeira da instalação do silo bolsa consiste na limpeza da área onde o compartimento irá permanecer. Então, realiza-se a remoção  das ervas daninhas, detritos e pedras que possam danificar ou perfurar a base do silo. D

O mesmo modo, é necessário que o terreno seja elevado, apresentando uma leve inclinação, que ajuda a prevenir alagamentos. Além disso, é importante que o local também seja cercado, evitando a aproximação de animais. 

Após a retirada das amostragens por meio de furos, é fundamental selar esses orifícios, assim como as extremidades do silo devem ser fechadas hermeticamente. Assim, não há formas de o ar, a água ou insetos entrarem na bolsa. 

Assim que ocorrer a estocagem do produto, recomenda-se que se faça o monitoramento do sistema, a fim de garantir a qualidade do grão ou silagem. 

Colocação dos grãos na silo bolsa

A inserção dos grãos e da silagem dentro do compartimento ocorre com a utilização de alguns equipamentos que auxiliam em todo o processo. Um trator, acoplado a uma embutidora de grãos e um trator com uma extratora de soja participam do processo de inserção dos grãos na silo bag. Cabe lembrar que cada bolsa tem capacidade de armazenar de 2 a 3 mil sacas de grãos, em média. 

Vantagens da silo bag

Os silo-bolsas são um recurso de armazenamento eficiente, pois o compartimento favorece a redução de custos. Com isso, os produtores lucram mais e mantêm o armazém organizado e produtivo. Além disso, a silo bolsa extende o tempo de armazenagem com segurança para uma média de 18 meses, apresentando vida útil de cerca de 10 anos.

Conheça a silo bag da Nortène

A Silo-Bolsa Silox consiste em um compartimento de polietileno específico para o armazenamento de grãos secos e úmidos, além de silagem e de pastagem. Um produto hermeticamente fechado, que previne a proliferação de insetos e fungos, formando uma barreira contra o contato com o oxigênio externo. 

O filme é produzido com polietileno 100% virgem e possui aditivação contra os raios UVA e UVB para proteção e maior durabilidade do material. Utilize esse recurso e aumente sua produtividade e sua lucratividade com a silo-bolsa Silox da Nortène! 

Entre em contato com nossos consultores e veja como nossos produtos podem ajudar muito sua produção!