A geomembrana tem um papel importante na geração de biogás, uma alternativa sustentável de geração de energia. O biogás, gás que deriva da decomposição de material orgânico e que é composto de metano e dióxido de carbono (CO2), é uma matéria-prima essencial na geração do biocombustível gasoso biometano.
O produto oferece vários benefícios, por exemplo, a redução das emissões de gases de efeito estufa. Além disso, estimula o tratamento de resíduos, como os alimentos descartados por restaurantes e bares. Outra vantagem do biogás é a menor dependência dos combustíveis fósseis, levando o gás natural para áreas que não possuem gasodutos.
Saiba mais sobre esse decreto com a Nortène!
Decreto Nº 11.075 sobre produção do biometano e do biogás
Por meio do Decreto Nº 11.075, publicado em maio de 2022, o governo federal divulgou a criação de um mercado de crédito de metano. O decreto enfatiza algumas medidas de incentivo à produção do biometano e do biogás, entre elas: linhas de crédito e desoneração tributária.
Conforme o Governo Federal, a produção de biometano terá grande relevância para aumentar a eficiência econômica do país e a segurança energética. Além disso, a atividade é capaz de promover a interiorização do gás, levando energia limpa e sustentável para as regiões mais remotas do Brasil.
Entre as medidas assinadas de decreto estão os investimentos em biometano no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi). Todos os projetos inseridos contemplados nesse regime ficam isentos da cobrança de PIS e COFINS para aquisição de materiais de construção, máquinas, equipamentos e insumos.
Uso da geomembrana na geração do biogás
As geomembranas PEAD são altamente eficazes quando usadas como sistemas de revestimento inferior e como coberturas de membrana flutuante em sistemas de biogás. Com sua capacidade de vedação, elas impedem o contato da água da chuva e de outros contaminantes externos, preservando os líquidos e gases contidos na lagoa.
As principais características das geomembranas adequadas para aplicações de contenção e recuperação de biogás incluem:
- Excelente resistência química e UV;
- Maior resistência mecânica contra levantamento de vento;
- Maior impermeabilidade à migração de metano;
- Melhor tensão de tração multiaxial;
- Maior flexibilidade (para facilitar a instalação, qualidade e velocidade da soldagem)
- Maior resistência a rachaduras por tensão
Por essas características a geomembrana é o material recomendado para conter o biogás durante o processo de captação. Além disso, a geomembrana previne a geração de odores e de acidentes, mantendo a segurança dos reservatórios.
As geomembranas selecionadas devem atender a vários padrões da indústria e testes de conformidade de qualidade de laboratório, com as demandas da aplicação específica.
Geomembrana Nortène
As geomembranas PEAD da Nortène são fabricadas a partir de resina de polietileno. Os aditivos incluem negro de fumo, estabilizadores de calor e UV e antioxidantes. Os revestimentos de alta qualidade fazem uso de matérias-primas que atendem aos padrões mais exigentes, contribuindo para a longevidade do material em condições expostas. O uso de geomembranas de cor clara ou branca, com sua capacidade de refletir a luz UV, pode oferecer vantagens adicionais em aplicações específicas.
Quer ter os melhores produtos para fazer seu projeto de geração de biogás? Entre em contato com os consultores da Nortène!