O cultivo de morango é bem delicado e requer maiores cuidados. Ele pode acontecer em céu aberto ou por meio de um túnel baixo de filme leitoso. As duas opções contam com algumas diferenças.
Dessa maneira, para obter mais resultados em relação a estes dois modelos de cultivo da fruta, é fundamental conhecer mais sobre quais são as soluções disponíveis. Assim, é possível encontrar aquela que entregará os resultados necessários para cada caso.
Ficou interessado? Neste artigo, separamos algumas informações sobre as diferenças do cultivo do morango em céu aberto e em um túnel baixo de filme leitoso. Acompanhe!
Cultivo do morango: céu aberto ou túnel baixo de filme leitoso
Assim como dito anteriormente, o cultivo do morango é bastante delicado. Ou seja, é muito importante encontrar maneiras de proporcionar e garantir os cuidados necessários para um bom desenvolvimento e colheita dessa fruta.
Dessa maneira, quando o cultivo acontece em céu aberto, o morango recebe mais luz. Por conta da alta incidência solar, as flores e frutos, por exemplo, podem acabar queimando. Consequentemente, isso afeta o resultado buscado.
Enquanto isso, o túnel baixo de filme leitoso é uma ótima opção para as culturas que não necessitam muita luminosidade, assim como o morango. Ao contrário do cultivo do morango a céu aberto, não ocorre a escaldadura, que é a queima dos frutos.
Além disso, com o filme leitoso HP, ocorre uma menor transmissão da luz, o que funciona como uma espécie de difusão. Dessa maneira, garante uma melhor distribuição dos raios solares no ambiente que está sendo protegido.
O cultivo do morango a céu aberto, assim como sofre com a alta incidência solar, deixa a plantação mais suscetíveis à ação climática. Ou seja, podem ser prejudicados com as chuvas e secas.
Enquanto isso, quando é cultivado com o auxílio do túnel baixo de filme leitoso, os morangos contam com uma forma mais resistente, sendo salvos dos impactos de geadas, chuvas e, principalmente, secas. Ou seja, evita quaisquer prejuízos.
Leia também: Horticultores podem reduzir riscos com novos filmes para estufas
Mais segurança
O cultivo do morango a céu aberto deixa a cultura mais exposta. Ou seja, para evitar possíveis pragas, pode acabar sendo necessária alguma ajuda química, o que prejudica os resultados.
Enquanto isso, com o túnel baixo de filme leitoso o ambiente fica protegido contra essas possíveis pragas, que tendem a não conseguir chegar até o cultivo. Ou seja, os morangos não irão precisar de ajudas químicas, podendo resistir melhor à luz e à ação do tempo.
Dessa maneira, a partir do momento que se reduz ou corta-se o uso desses defensivos químicos, aumenta-se mais a economia e a qualidade da colheita, o que rende um melhor retorno financeiro. Afinal, os produtos mais orgânicos, sem o uso de químicos, têm sido os favoritos dos consumidores.
Agora que você sabe os benefícios do túnel baixo com filme leitoso no cultivo do morango, que tal acompanhar mais conteúdos sobre esses e outros temas? Não perca mais tempo, visite o site e conheça mais soluções.