O cultivo protegido em estufa, utilizando a proteção do filme agrícola, é um tipo de cultivo que promove melhor desenvolvimento dos produtos e maior produtividade para os produtores. O uso do filme estufa difusor permite que a luz seja distribuída uniformemente dentro da estufa. Do mesmo modo, favorece o controle de temperatura e evita o efeito estufa.
Aliás, o efeito estufa é uma das consequências negativas para o cultivo dentro de ambientes protegidos. Isso porque ocorre aprisionamento do calor, o que aumenta a temperatura interna acima dos 40ºC (em dias mais quentes).
O calor excessivo, por sua vez, prejudica as culturas agrícolas, compromete a produtividade e reduz a qualidade do produto. Por isso, é essencial conhecer alguns métodos de controle de temperatura, que vão além do uso do filme agrícola. Saiba mais!
Benefícios do cultivo protegido com filme de estufa difusor
As estufas fechadas certamente oferecem muitas vantagens para os produtores. A primeira delas é a condição de manter as culturas protegidas do frio, das mudanças climáticas e do contato com insetos e pragas. Além disso, dentro das estufas fechadas com filme agrícola, o controle da temperatura e da umidade dentro do ambiente é mais efetivo.
Muitos produtores agrícolas em todo o mundo preferem usar estufas porque este método cria uma espécie de microclima “artificial” que responde às necessidades específicas de cada região.
Outro aspecto que torna as estufas populares é o rendimento das culturas a curto e longo prazo. Quando comparadas com as culturas ao ar livre, as culturas em estufas permitem ajustar a quantidade de ar que circula dentro da estrutura às necessidades de cada cultura. Além disso, utiliza-se uma quantidade mínima de pesticidas.
Alguns métodos e dispositivos ajudam nesse controle, por exemplo, os micro nebulizadores, os filmes difusores e as telas de sombreamento.
4 formas de controle de temperatura nas estufas
1. Estrutura
A altura do pé-direito de uma estufa é um fator importante para o controle da temperatura interna. Quanto maior a altura, menor será a temperatura média, pois o ar quente tende a subir e se concentrar no topo da estufa, longe das plantas.
2. Nebulização
Os nebulizadores são uma alternativa eficaz para reduzir o calor em ambientes internos. As gotas de água produzidas pelos micro nebulizadores evaporam rapidamente, absorvendo o calor do ambiente. Desse modo, acontece o aumento da umidade relativa do ar, mas não ocorre redução significativa da temperatura.
3. Ventilação forçada
A ventilação forçada certamente é um método eficaz de controlar a temperatura interna de uma estufa. Os exaustores, que são dispositivos que expulsam o ar quente, são normalmente instalados na parte superior da estufa, pois o ar quente é mais leve e tende a subir.
4. Instalação de filme difusor para estufa
O filme difusor para estufa é um material transparente cuja finalidade é cobrir a estrutura da estufa. Ele é feito de polietileno e contém microcristais que difundem a luz solar em várias direções. Isso ajuda a melhorar a distribuição da luz dentro da estufa, o que pode beneficiar o crescimento das culturas.
Os filmes difusores Nortène são fabricados com polietileno 100% virgem e possuem aditivos contra os raios UVA e UVB, o que garante maior durabilidade e proteção às plantas. A linha de produtos inclui filmes com diferentes espessuras e níveis de difusão, para atender a diferentes condições climáticas e tipos de cultivos agrícolas. Para saber mais sobre o produto, fale com nossos especialistas e peça um orçamento!