O geocomposto drenante vertical é um sistema de drenagem muito eficiente aplicado em indústrias e na construção civil. Em muitos casos, os geocompostos drenantes são capazes de substituir sistemas drenantes feitos de de areia e brita.
Este produto proporciona maior capacidade de armazenamento, redução de custos e facilidade de instalação. Entenda mais sobre o que é o Drenante vertical, locais para aplicação, e como instalar!
O Geocomposto Drenante Vertical ou geodrenos, são uma alternativa para melhorar as propriedades do solo, promovendo a redução dos recalques pós-construtivos, acelerando o aumento da resistência ao cisalhamento e da capacidade de carga devido ao adensamento.
O Geocomposto Drenante Vertical TECDREN® é constituído por um núcleo maciço de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), do qual saem pequenas paredes verticais nas duas faces, formando pequenos canais. Confira a foto abaixo do produto:
O núcleo é envolto em geotêxtil não-tecido, que funciona como filtro e separador, deixando apenas a água penetrar no dreno.
O TECDREN® é usado para acelerar os recalques de construções executadas sobre solos moles, podendo reduzir o tempo de ocorrência dos recalques, de anos para apenas alguns meses.
A água captada pelo dreno é conduzida através dos pequenos canais do núcleo até a superfície do terreno, onde é drenada pela camada drenante superior, colocada na superfície do terreno.
O Tecdren pode ser utilizado em diversos tipos de obras geotécnicas e de proteção ambiental, além disso ele pode ser utilizado em qualquer tipo de inclinação:
Os drenantes oferecem inúmeros benefícios como:
A instalação do geocomposto drenante vertical é fácil, mas requer o cumprimento de todas as etapas de forma correta. Confira o passo a passo:
1. O Geocomposto Drenante vertical Tecdren é colocado em um perfil de aço vazado, o qual é cravado no solo, até a camada que se quer adensar, na profundidade especificada no projeto.
2. Na ponta do perfil, o Tecdren® é dobrado ao redor de uma barra de aço ou outro tipo de base.
3. Quando a profundidade prevista da cravação é atingida, o perfil é retirado deixando o Tecdren® dentro do solo.
4. O equipamento é então deslocado para o próximo ponto e o processo de cravação é repetido.
5. Na superfície do terreno, as pontas dos Tecdren® cravados são interconectadas por uma camada drenante de solo granular ou por um geocomposto drenante.
6. Geralmente o espaço entre estes drenos é de 1 a 2 m, dependendo do tempo requerido para que haja o recalque total do solo compressível, o qual é determinado pelo projeto.
7. O Tecdren® chega na obra em rolos, que são colocados no equipamento de cravação dentro de um aro metálico, de forma a facilitar o desenrolar do dreno, à medida que vai sendo cravado, como mostra a figura abaixo.
* Informações retiradas do manual de geossintéticos Nortene
O uso de filme plástico para estufa é uma estratégia vital no agronegócio moderno. À…
## Invista em Irrigação Inteligente com a Geomembrana Polimanta Agro A irrigação eficiente é um…
## Com Acabe com o Desperdício de Água na Irrigação: Conheça a Geomembrana Polimanta Agro…
Com Polimanta Agro: A Geomembrana que Garante o Sucesso da Sua Irrigação A eficiência na…
# Com Geomembrana para Irrigação: Guia Completo para Escolher a Solução Ideal A geomembrana, especialmente…
# Irrigação Eficiente com Geomembrana Polimanta Agro: Economize Água e Aumente a Produtividade! A crescente…
This website uses cookies.