Flexível e bastante resistente, a geomembrana de polietileno é um material versátil e aplicável em diversas finalidades. A geomembrana de polietileno permite construir reservatórios em lagos e tanques artificiais, além de pilhas de lixiviação e dutos. 

O reservatório de geomembrana de polietileno atende as necessidades de instalação em qualquer tipo de solo. Assim, até mesmo as áreas com desníveis e características específicas podem receber a manta sem nenhum tipo de impacto. 

No entanto, para que o material tenha a resistência adequada e possa exercer sua função com eficiência, manter certos cuidados na instalação é essencial! 

Sendo assim, confira aqui as dicas da Nortène para garantir uma instalação segura e de qualidade! 

Geomembrana de polietileno: melhor opção para impermeabilização

O reservatório de geomembrana PEAD é a opção ideal para impermeabilizar áreas como tanques, lagos decorativos e até tanques de piscicultura. 

Afinal, o material adequa-se facilmente a regiões que sofrem com vibrações e movimentações constantes. 

Isso porque a geomembrana possui em sua composição polímeros (ligas elásticas), que dão ao produto a facilidade de se acomodar em qualquer superfície de instalação.

Além disso, a geomembrana de polietileno é excelente em suportar solventes orgânicos e inorgânicos, ácidos, bases e sais. O produto muitas vezes apresenta resistências aos raios UVA e UVB também. 

A junção do material ocorre por meio de soldagem eletrônica (termofusão), garantindo a durabilidade e a aprovação nos testes de qualidade mais rigorosos. 

Instalação da geomembrana 

O processo de instalação do reservatório de geomembrana PEAD é prático e relativamente fácil. No entanto, para garantir os melhores resultados, busque sempre Instaladores profissionais experientes.

Afinal, mesmo com certa facilidade, a aplicação do produto em determinadas áreas exige cuidados específicos.

Cuidados na instalação da geomembrana PEAD

A instalação da geomembrana de polietileno requer cuidados, principalmente porque eles devem evitar riscos de vazamentos durante a vida útil da obra. 

Por isso, além de buscar geomembranas de marcas renomadas, observe se os produtos são realmente testados em ensaios de campo. 

Do mesmo modo, leve em consideração o horário de instalação da geomembrana. Durante o dia, o material tende a sofrer com a dilatação térmica, fazendo com que o material se estique.

Já durante o período  noturno, a tendência é o encolhimento da manta. Por isso, avalie o melhor período antes da instalação definitiva. 

Veja outras especificações importantes

  • A superfície deve ser inspecionada imediatamente antes da colocação da manta geomembrana. Quaisquer detritos que possam danificar o revestimento ou impedir uma instalação uniforme devem ser removidos.
  • A implantação dos rolos deve ocorrer de modo que exija o mínimo de soldagem.
  • Os rolos são colocados conforme pré-determinado na planta ou desenho.
  • O material instalado sobre área de declive deve ser cuidadosamente desenrolado. Em inclinações curvas, o material pode exigir um corte diagonal para garantir que as soldas sejam perpendiculares.
  • Os instaladores devem ficar atentos às precauções a fim de se evitar o enrugamento da manta durante a instalação. 

Com todo esse passo-a-passo, o sucesso da instalação do produto é assegurado. 
Para saber mais sobre os tipos de reservatório de geomembrana e suas aplicações, entre em contato com nossos especialistas!

Posso te ajudar? | ¿Puedo ayudarte?