A sustentabilidade e a busca por fontes de energia renováveis são mais do que tendência nos dias atuais. Ambos os temas preocupam e apresentam grandes desafios para as indústrias de geração de energia. No entanto, o uso dos biodigestores com geomembrana em projetos de energia renovável ganha espaço por produzir energia limpa com base em resíduos orgânicos.
O reservatório de geomembrana surge neste cenário com um importante papel na garantia do funcionamento eficiente dos biodigestores. Portanto, entende neste artigo da Nortène como a geomembrana atua e como essa tecnologia favorece a sustentabilidade na geração de energia.
Então continue lendo o artigo do Blog Nortène e conheça mais sobre biodigestores e geomembranas!
Biodigestores: o que são e o que fazem esses equipamentos?
Um biodigestor é, em suma, um sistema que digere biologicamente matéria orgânica, seja anaeróbica (sem oxigênio) ou aeróbica (com oxigênio). Micróbios e outras bactérias decompõem materiais orgânicos em um biodigestor. A saber, a maioria dos alimentos, incluindo gorduras, graxas e até esterco animal, pode ser processada em um biodigestor.
Ao decompor materiais orgânicos em um ambiente sem oxigênio, os biodigestores anaeróbicos ajudam a produzir biogás, composto principalmente de metano e resíduos animais.
O que é biogás e como ele é benéfico?
O biogás pode ser armazenado e usado como fonte de energia sustentável para fins de eletricidade, aquecimento e uso doméstico (na cozinha, por exemplo). Além disso, o biogás é uma alternativa ecologicamente correta à energia derivada de combustíveis fósseis.
A utilização do biogás permite que as indústrias diminuam a necessidade de suprimento por meio da energia elétrica, reduzindo o custo da eletricidade. Além disso, ao capturar metano dos resíduos animais, utilizando-os de forma benéfica, as explorações agrícolas podem reduzir significativamente as emissões de gases com efeito de estufa.
A importância do reservatório de geomembrana nos biodigestores
A geomembrana certamente desempenha uma função bastante relevante para o funcionamento eficiente dos biodigestores. Afinal, o reservatório de geomembrana PEAD forma uma barreira impermeável, impedindo a contaminação das águas subterrâneas e do solo.
Do mesmo modo, a geomembrana PEAD favorece a contenção de todo o material orgânico em decomposição. Com isso, assegura a estanqueidade do sistema. Esse aspecto é fundamental em regiões que sofrem com a infiltração de resíduos, o que pode provocar danos ambientais, afetando também a qualidade dos recursos hídricos.
Vantagens do reservatório de geomembrana em sistemas de biodigestores
A geomembrana usado nos equipamentos biodigestores promove um nível mais elevado de segurança ambiental. Isso porque a membrana geossintética impede a contaminação do solo e das águas subterrâneas com gases nocivos.
Outra vantagem é que a geomembrana viabiliza o controle mais efetivo do processo de biodigestão, reduzindo as perdas de biogás. Além disso, também amplia eficientemente a produção de energia renovável.
Reservatório de geomembrana da Nortène
A Nortène é uma empresa renomada por fornecer reservatórios de geomembrana no Brasil e no exterior, oferecendo reservatórios de geomembrana fabricados com polietileno de alta densidade (PEAD), um material altamente resistente e durável. A geomembrana é um filme plástico impermeável que é usado para conter líquidos ou sólidos, sendo desenvolvida para projetados para atender aos mais altos padrões de qualidade e segurança.