A geomembrana PEAD recebe esse nome porque é feita de polietileno de alta densidade, um material resistente e que oferece muitos benefícios para a indústria e para o setor agrícola. 

Com espessura de 0,2 mm a 3 mm, a geomembrana PEAD é produzida a partir de uma série de compostos que garantem alto desempenho de infiltração e de isolamento. 

Por isso, esse material é adequado para piscinas, canais, aterros, túneis e muitos outros locais.

Considerado um produto bidimensional de baixa permeabilidade, a geomembrana é atualmente um dos tipos de geossintéticos mais usados na contenção de rejeitos líquidos e sólidos.

Composição da geomembrana PEAD 

A geomembrana consiste-se em uma manta de liga plástica, elástica e flexível, feita de diversos materiais como PVC, agentes anti-envelhecimento, antioxidantes, absorvente ultravioleta, estabilizadores, dentre outros compostos químicos. 

Todos eles, em conjunto, dão à geomembrana a característica de baixa permeabilidade e resistência à exposição aos raios UV. 

Além disso, a resistência é um ponto-chave, que faz com que a geomembrana também seja o material selecionado para aplicações na qual geomembrana deverá ter contato com elementos degradantes.

Setores que usam o material geossintético

Esse tipo de geossintético é aproveitado atualmente em diferentes indústrias e segmentos, como a indústria de mineração. 

Na mineração, a geomembrana é aplicada, por exemplo, nas canaletas que transportam o líquido lixiviado, bem como nos lagos que o armazenam.

É utilizado, do mesmo modo, no revestimento do solo, nas bases das pilhas de lixiviação. 

Já na engenharia civil, a geomembrana reveste os diques e os canais construídos com a finalidade de irrigação, ajudando na impermeabilização de lajes, túneis, e lagoas de armazenamento.

Vantagens da geomembrana PEAD

  • Propriedade de resistência ao envelhecimento: Com excelente capacidade anti-envelhecimento, anti-ultravioleta e anti decomposição;
  • Alta resistência mecânica, o que é apropriado para projetos de construção elétrica e construção civil;
  • Excelente estabilidade química e resistência a materiais abrasivos, ácidos e alcalinos, ao óleo, ao álcool e a outros 80 tipos de materiais corrosivos. Por isso é amplamente utilizado no tratamento de esgoto, aterro sanitário;
  • Possui excelente resistência à perfuração; resiste à maioria das raízes das plantas;
  • Alto coeficiente de impermeabilidade;
  • Melhor produto para armazenamento de água e controle de infiltração.

Além desses benefícios, a geomembrana oferece baixo custo, fácil manuseio e transporte e instalação rápida. Quer saber mais sobre a geomembrana de polietileno de alta densidade? 

Entre em contato com a Nortene e conheça algumas de nossas linhas Geotene, linha de reservatórios de geomembrana de PEAD, e a NORDREN, linha de geocompostos compostos por elementos geossintéticos de alta qualidade, que garantem um efetivo sistema de drenagem vertical e horizontal. 

Acesse nosso site e saiba mais!