O agronegócio é um dos setores mais rentáveis da economia brasileira. E boa parte do cultivo agrícola é formado por alimentos de hortifrúti, que necessitam de mais cuidados para o seu desenvolvimento saudável. Para garantir o crescimento das culturas de verão, o uso do filme agrícola (filme estufa) é indispensável a fim de manter a produção intacta a longo prazo.
O fato de que o filme agrícola ajuda a preservar por mais tempo o cultivo é importante, principalmente por conta de que algumas culturas de verão começam ainda a serem planejadas e cultivadas durante a primavera.
Saiba, então, aqui no blog da Nortène, quais são essas culturas de verão e quais as formas de mantê-las com qualidade até a colheita, assegurando a produtividade e a comercialização futura.
Principais culturas de verão
Cada região do Brasil possui cultivos diferentes, de acordo com o clima e a temperatura. Durante o verão, as culturas mais comuns encontradas, por região, são:
A região de Matopiba, que compreende os estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, apresenta chuvas acima da média. Logo, com a umidade do solo, os cultivos mais favorecidos são de soja, milho e algodão.
Nos demais estados do Norte, o clima é mais seco e as temperaturas são elevadas. Assim, as condições de temperatura e do solo permitem que os produtores plantem tomate, abóbora, melancia e melão.
Culturas agrícolas no Nordeste
Em boa parte do Nordeste, algumas culturas tem bom desenvolvimento durante todo o ano, até mesmo no verão, com o clima seco e quente. Assim, as culturas que mais prosperam abrangem, milho, algodão, arroz, feijão, mandioca. Além disso, frutas como abacaxi, melancia e manga também são cultivadas.
Culturas agrícolas no Centro-Oeste
Nesta região, as culturas de verão incluem soja, milho, feijão e algodão.
Sul e Sudeste
No Sul e Sudeste, o clima e a temperatura são mais propensos ao cultivo de plantas como acelga, espinafre, rúcula e beterraba.
Por que usar filme para estufa nas culturas agrícolas
O uso de filme para estufa na agricultura é uma prática cada vez mais comum. O filme é uma solução econômica eficiente para proteger as plantas de condições climáticas adversas e aumentar a produtividade dos cultivos. Confira a seguir os principais benefícios do uso do filme agrícola na agricultura.
- Prevenção: o filme para estufa certamente é uma barreira física para pragas e doenças que possam prejudicar as plantas.
- Menos pesticidas: com o uso do filme para estufa, menos pesticidas e outros químicos são necessários. Isso, de fato, torna o cultivo mais saudável e ecológico.
- Maior qualidade: com menos interferência de pragas e doenças, a qualidade dos produtos cultivados é melhorada.
Benefícios ambientais
- Redução do uso de água: a estufa facilita a utilização mais eficiente da água, reduzindo o desperdício na irrigação.
- Menor consumo de energia: a estufa retém o calor e reduz a necessidade de aquecimento artificial, economizando energia.
- Menor pegada de carbono: com menos uso de químicos e menor necessidade de transportar os produtos para serem vendidos, reduz-se a pegada de carbono do cultivo.
Aumento da produtividade do cultivo
- Controle ideal do ambiente: com o uso de sistemas de ventilação e irrigação, o filme para estufa permite um controle preciso do ambiente interno, favorecendo o crescimento das plantas.
- Menor desperdício: aumento da resistência das plantas, menor necessidade de regas e maior aproveitamento dos nutrientes, tornando o cultivo mais eficiente e reduzindo o desperdício.
- Maior rendimento das colheitas: com o aumento da produtividade, o rendimento das colheitas pode ser significativamente maior, gerando mais lucro para os agricultores.
Filme agrícola Nortène
Por todas essas vantagens, vale investir a aquisição dos filmes agrícolas especiais da Nortène, um material durável, resistente, de alta qualidade e performance.