As lagoas de irrigação, construídas com reservatório de geomembrana PEAD (polietileno de alta densidade), são estruturas para coletar e armazenar as águas obtidas através da chuva ou dos recursos hídricos. São obras importantes para manter a operação da irrigação, principalmente em períodos de seca. 

Neste artigo da Nortène, vamos tirar algumas dúvidas mais comuns sobre esse tipo de projeto

As lagoas de irrigação podem prejudicar o meio ambiente?

Pelo contrário! A água armazenada nas lagoas de irrigação continua a fazer parte do ciclo natural da água e seu uso ajuda o meio ambiente, por exemplo,  a água utilizada na irrigação favorece também a recuperação dos níveis de água subterrânea. 

Os reservatórios de geomembrana PEAD são indicados para armazenar água uma vez que o polietileno é um material atóxico, ou seja, não contamina a água garantindo a sua potabilidade.

Quais são os efeitos negativos das lagoas agrícolas?

Lagoas para irrigação mal construídas e gerenciadas inadequadamente podem ocasionar sérios problemas, como por exemplo, o vazamento e a ruptura do reservatório que causa danos aos ecossistemas locais.

A qualidade da água também precisa ser monitorada para garantir que não haja um acúmulos de materiais orgânico, que podem ajudar a proliferação de algas., como por exemplo, as algas verde-azuladas que produzem toxinas prejudiciais aos seres humanos, animais selvagens, peixes.

O que se deve testar na água de irrigação?

A água de irrigação deve ser testada quanto ao pH, conteúdo mineral e contaminantes comuns: herbicidas, pesticidas e resíduos de petróleo. A água também deve ser avaliada quanto às condições de alta turbidez ou turbidez. 

A água turva sinaliza um alto nível de partículas suspensas, o que pode indicar níveis excessivos de algas planctônicas, lodo ou solo. Problemas como esses indicam a má qualidade da água e ao longo do tempo podem danificar as bombas e entupir os equipamentos utilização na irrigação.

É recomendado usar um arejador no lago de irrigação?

O valor de um aerador em sua lagoa de irrigação depende de vários fatores. A água aerada tende a diminuir os níveis de contaminantes e bactérias nocivas, que podem surgir nas plantações.

A aeração também introduz oxigênio na água, que auxilia na proliferação bactérias e outros micro-organismos benéficos abaixo da superfície, e que auxiliam a purificar e melhorar a qualidade da água.

Por que usar um reservatório de geomembrana PEAD nesse tipo de projeto?

O reservatório de geomembrana PEAD apresenta algumas características que asseguram vantagens e maior proteção para a obra. A flexibilidade e a maior resistência a produtos químicos são particularidades do material, que facilitam a construção e a manutenção de lagoas artificiais seguras.

Além disso, o PEAD é resistente aos raios ultravioletas, o que permite a sua exposição às intempéries.

Conheça a nossa linha de reservatórios de geomembrana para o agronegócio, a Polimanta Agro! Conheça também o Nordren – Geocomposto Drenante da Nortène.

Entre em contato com nossos consultores e veja como podemos ajudar seu negócio!