O processo de produção da silagem envolve muitas etapas, desde o plantio do cultivo (milho, sorgo ou capim), até a cobertura e vedação da silagem.

Contudo, muitas vezes, por conta da falta de atenção e cuidado no processo de armazenamento da silagem, parte deste material acaba sendo prejudicado por fatores externos, prejudicando o material ensilado e a produção animal.

Independente do tipo de silagem, seja de superfície ou de trincheira, ter total vedação é muito importante para a qualidade e preservação do material.

Mas como fazer uma cobertura de silagem, a fim de garantir que não haja perdas? Já adiantamos que somente uma empresa especialista em cobertura de silagem pode evitar danos.

Entenda o porquê a seguir!

 

Cuidados e requisitos para Instalação

É sabido que, de nada adianta ter o melhor material cultivado se os cuidados com o seu armazenamento não é feito de forma correta.

Ao adquirir material plástico, é fundamental que você compreenda que uma boa cobertura de silagem representa economia a longo prazo e altas rentabilidades.

A instalação do material plástico deve ser feito de forma a cobrir toda a silagem, garantindo a vedação completa contra o contato com o oxigênio, permitindo que o processo de fermentação anaeróbico ocorra de forma correta.

Para que o material ensilado tenha máxima qualidade (nutricional e com boa palatabilidade ao animal), o processo de vedação correto deve ser feito com atenção. O material plástico de cobertura deve ser 100% virgem e ter matérias-primas e aditivos de qualidade

Além disso, de todo o investimento do processo (tratos culturais, plantio, mão-de-obra, operacional e insumos), o investimento em material plástico de alta qualidade representa apenas 0,5%.

Atenção: o uso de material plástico de baixa qualidade ou a instalação errada do mesmo, podem causar perdas de material ensilado e até problemas de saúde e produtividade do rebanho.

Portanto, o investimento em material plástico nobre e de alta performance na cobertura de silagem é fundamental para evitar perdas e ter alta rentabilidade com a produção animal, seja carne ou leite.

 

Em busca das melhores soluções? Conheça a Nortène Plásticos!

Ainda não sabe onde pode encontrar as melhores soluções para o seu dia a dia? Conheça a Nortène!

Há mais de 4 décadas no mercado, a Nortène Plásticos se destaca no fornecimento de reservatórios de geomembrana, filmes agrícolas, mulching, telas plásticas tecidas, telas plásticas termosoldadas, silo-bolsa, agro silo tubo Flex-silon, telas tapume e lona para construção e mineração.

Além da fabricação desses produtos já mencionados, a Nortène contribui com seu know how e sua tecnologia exclusiva em plásticos, na fabricação e na comercialização dos produtos de diversas empresas no Brasil.

Reconhecidos pelo seu DNA inovador, os produtos da Nortène Plásticos estão presentes nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal e em mais de 25 países no mundo.

Se você precisar de um especialista para te auxiliar, entre em contato conosco — nós podemos te ajudar!