O estoque de silagem em áreas agrícolas pode ocorrer com diferentes tipos de armazenamentos. Dentre os mais comuns estão o silo-fardo revestido, os silos de superfície, silos trincheira e, os mais recentes, chamados de Silo Bag ou Silo Bolsa. 

O uso de silo bolsas para armazenagem de silagem está em expansão no mercado da pecuária (leite e carne). Isso porque o dispositivo oferece várias vantagens e benefícios, conforme você conhecerá neste artigo da Nortène. Leia mais! 

Sila Bolsa vs Silos comuns (superfície e trincheira)

 O objetivo principal do processo de silagem é a vedação completa do material contra o contato com o oxigênio. Busca-se a otimização do processo de fermentação anaeróbica (sem oxigênio) do material ensilado para obter alimento de melhor qualidade possível aos animais.

Atualmente, grande parte dos pecuaristas utilizam os silos de superfície e trincheira, com grandes resultados.Isso se deve ao fato de que esses tipos de silos apresentam baixo custo inicial, bem como têm capacidade para grandes quantidades de forragem e fácil instalação.

No entanto, as silo bolsas, devido à alta qualidade das matérias-primas e do seu formato tubular, apresenta vedação ao oxigênio muito superior, permitindo melhor fermentação e qualidade final ao material ensilado.

Desse modo, a qualidade do alimento para o animal é superior, proporcionando maior produção de leite ou carne.

Vantagens da Silo Bag

De modo resumido, o silo-bolsa é uma bolsa de armazenamento em forma de túnel flexível. Assim, a construção da Silo Bag cria uma atmosfera sem oxigênio, o que ajuda na qualidade superior do alimento animal, além de evitar o desenvolvimento de pragas e microrganismos durante o armazenamento.

Certamente, este é um modo de preservar por longos períodos – até 12 meses –  fertilizantes, grãos, silagem para alimentação animal, além de outros produtos. 

Flexibilidade na confecção do silo

Outro benefício importante oferecido pela Silo Bolsa é que o dispositivo de armazenamento pode ser confeccionado no próprio local de abastecimento. 

Essa característica certamente é uma vantagem que facilita a logística de máquinas e de mão-de-obra dentro da fazenda. 

Por exemplo: os produtores podem preparar a silo bag em um ponto próximo à colheita da forragem, tornando todo o trabalho mais prático e ágil.

Mas para que essa instalação obtenha sucesso, é essencial que  o terreno seja plano e limpo. Assim, a confecção do bag é facilitada, bem como é possível reduzir os riscos de perfurações no material da bag. 

Além disso, as silo bags contam com diferentes tamanhos, oferecendo menor ou maior capacidade de estocagem, conforme a necessidade da empresa ou do produtor. 

Precisando de Silo-Bag para sua empresa? A Nortène oferece soluções de armazenagem fabricadas com matéria-prima de alta qualidade. Fale conosco! 

Open chat
Posso te ajudar? | ¿Puedo ayudarte?