Áudio Descrição

Silo Bad: 6 curiosidades que você precisa conhecer

A silo-bolsa, ou silo bag, é um equipamento de armazenagem de grãos, fertilizantes e outros produtos agroindustriais de baixo custo e alta eficiência.

Essa bolsa em formato de túnel flexível permite armazenar grãos com total segurança.

Isso porque a atmosfera interna fica sem oxigênio, evitando o desenvolvimento de pragas e insetos durante o processo de armazenamento.

Ainda pouco conhecido no Brasil, o sistema de armazenamento com silo bolsas vem sendo ampliado por conta dos vários benefícios gerados.

Neste artigo da Nortène, listamos algumas curiosidades sobre a silo bag, que têm relação com todos esses benefícios do equipamento de armazenagem de grãos. Acompanhe o texto e saiba mais!

Silo-Bolsa pode ter sua capacidade de armazenagem ajustada à produção

Diferentemente de um silo convencional, cujo volume é pré-determinado, o silo-bolsa apresenta maior flexibilidade. 

O que permite, portanto, ajustar sua capacidade de armazenamento conforme a produção aumenta. 

Assim, as silo-bolsas com medidas de 9 pés de diâmetro e comprimentos de 60m, 75m e 100m, contam com capacidades de armazenamentos de até 335 toneladas de grãos (equivalentes a 5.583 sacas de 60 quilos).

O investimento em silo-bolsa representa em torno de apenas 25% do investimento em silos estáticos metálicos, considerando a mesma quantidade armazenada.

Preserva a qualidade dos grãos 

Produzidos em polietileno e aditivos anti-UV, as silo bags aumentam a proteção dos grãos e produtos  agroindustriais. Além disso, existe a opção de separar os grãos por categoria no interior das bolsas.

Um equipamento que atende a várias indústrias e nichos

Por sua flexibilidade e adaptabilidade ao volume de grãos que as empresas produzem, esse sistema de armazenagem pode ser aproveitado por pequenos, médios e grandes produtores.

Atualmente, muitas empresas prestam o serviço de embolsamento, destinado a pequenos produtores que não possuem equipamentos próprios para a extração dos grãos. 

Alta durabilidade da Silo Bag

Embora só possam ser usadas por uma safra, as bolsas têm vida útil de 18 meses, sendo cortadas e descartadas após esse período. A vantagem é que as bolsas são produzidas com material 100% reciclável, podendo ser vendidas para empresas especializadas em reciclagem. 

Custo-benefício atrativo das Silo Bag

Nem todo produtor tem recursos para investir em embolsadeiras e extratoras de grãos em silo-bolsas, mas há empresas que prestam este tipo de serviços quando necessários, viabilizando os custos para o produtor.

Para empresas que não contam com o poder de investimento, existe a opção de aluguel desses equipamentos, o que torna a aquisição muito mais barata.

Capacidade de armazenagem estática requer avanços

Especialistas do setor apontam que a capacidade de armazenagem estática do que o Brasil produz deveria ser, pelo menos, 30% maior. Mas enquanto isso não ocorre, as silo-bolsas se mostram uma solução viável

De acordo com a Conab, a capacidade estática brasileira é de 151,7 milhões de toneladas para produtos agrícolas atualmente, com projeção de produção de grãos para 280 milhões de toneladas na safra 20/21.

No entanto, se o aumento da produção ocorre a passos largos, o crescimento da capacidade estática ainda é lenta e precisa avançar em um cenário no qual a silo-bolsa tem grande importância e funcionalidade.

Conheça mais sobre as vantagens da silo bag no site da Nortène!