A agricultura brasileira depende fortemente do setor logístico para o transporte e escoamento de todos seus produtos, tendo grande peso no custo final. Para tanto, é necessário bom planejamento e estratégia para que os custos com a logística sejam amenizados, visando maior rentabilidade do negócio. Pensando nisso, o silo-bolsa é certamente um recurso alternativo no armazenamento de grãos que reduz o custo de estocagem e mantém os grãos em boa qualidade.
Afinal, os silos-bolsas armazenam e protegem os grãos secos, grãos úmidos e silagem do contato com situações climáticas adversas, pragas e doenças.
O que é um silo-bolsa (ou silo-bag)?
São bolsas plásticas de polietileno e aditivos especiais, dupla face (branca/preta), com 3 camadas, com ampliada capacidade de armazenagem de grãos secos, úmidos ou silagem. Essas bolsas não apenas permitem o acondicionamento de grãos, como facilitam a logística e planejamento da colheita de grãos na fazenda.
Um único silo-bolsa consegue estocar até 335 toneladas, o que corresponde a 5.585 mil sacos de grãos (60 kg). Além disso, pode manter os grãos armazenados pelo período de até 18 meses, mantendo a qualidade e umidade dos grãos.
Aplicações do Silo-Bolsa
O silo-bolsa é uma opção de armazenagem de grãos atraente para os produtores rurais, evidenciando o maior uso das bolsas nos últimos anos no Brasil.
Com uma safra de quase 212 milhões de toneladas de soja e milho, os produtores brasileiros sentem a maior necessidade de soluções de armazenamento a fim de suprir a deficiência de armazenagem observada no país, cerca de 30%.
Isso fez com que as vendas de silo-bolsa mais que dobrassem no ano de 2017. Atualmente, o silo-bag é utilizado na armazenagem de:
Pasto e capim
As bolsas plásticas são uma solução sustentável e de baixo custo para o carregamento e armazenagem de silagem, que vão manter as condições corretas para melhor vedação do material ensilado, com excelente fermentação anaeróbica. Melhor qualidade na alimentação do gado.
Grãos secos
Compostos por polietileno e aditivos anti-UV, os silo-bolsas garantem que todos os produtos permaneçam protegidos.
A qualidade dos grãos secos também não se altera durante a armazenagem, ficando muito próxima de quando foram armazenadas.
Grãos úmidos
A silagem de grão úmido também pode ser armazenada nos silo-bolsas. Mas o essencial é que exista uma boa compactação dos grãos úmidos, com vedação que retire totalmente o ar de dentro da massa, possibilitando fermentação e manutenção dos grãos de alta qualidade.
Vantagens do Silo-Bag
Com capacidade de armazenagem de até 335 toneladas, as silo-bags fornecidas pela Nortène são de matéria-prima 100% virgem, garantindo a eficiência do produto.
Além disso, todos as silo-bags são confeccionados com substâncias aditivas e antioxidantes, que conferem ao material maior proteção contra raios UV.
Outros benefícios dos bags abrangem o baixo custo de implantação, uma vez que o material possui valor mais baixo do que outras soluções disponíveis no mercado. Representa redução de cerca de 40% do total investido em silos metálicos e de 80% de armazenagem em terceiros.
A capacidade de armazenamento também pode variar de acordo com a produção, o que aumenta a flexibilidade exigida pelos produtores.
Confira as características técnicas do produto:
- Largura do diâmetro 9 pés;
- Comprimentos: 60, 75, e 100m;
- Espessura: 210 e 230 micras;
- Cor: Dupla Face | preto (interno) e branco (externo).
Silo-bolsa Silox
A Nortène fornece as bags da Silox, uma marca atuante há 15 anos no mercado, sendo a primeira fábrica no Brasil a dobrar e embalar o Silo-Bolsa. Para isso, a Silox utiliza processo 100% automatizado.