A hidroponia se tornou um método de cultivo mais econômico, sustentável e barato nos últimos anos. Em resumo, a técnica consiste em substituir a lavoura no solo pelo cultivo de plantas e verduras em áreas suspensas, cobertas com filme para estufa.

Essas áreas suspensas, protegidas por um filme leitoso, apoiam as raízes das plantas. Além disso, permitem seu crescimento por meio do contato com água rica em nutrientes

Os sistemas hidropônicos não são tão complexos, mas necessitam de uma estrutura física. Além disso, o sucesso do cultivo depende do controle da luminosidade e da proteção contra as variações de temperatura.

Por isso muitos produtores rurais utilizam cada vez mais o filme para estufa na hidroponia. Confira neste artigo da Nortène os benefícios do uso do filme leitoso nesse tipo de atividade no agronegócio! 

Por que cultivar por meio da hidroponia?

A transferência da lavoura diretamente do solo para uma estrutura montada parece ser bastante sutil na forma como produzimos alimentos. Contudo, a técnica é revolucionária, oferecendo a possibilidade de produção em qualquer lugar do mundo e sob qualquer clima.

Além disso, se considerarmos as mudanças climáticas cada vez mais constantes, o cultivo em estufas se torna ainda mais interessante. Afinal, as plantas cultivadas ficam mais protegidas e têm seu desenvolvimento garantido, sem interferências externas. 

Sem contar que a produtividade e o rendimento são maiores, visto que as raízes são nutridas constantemente nos sistemas hidropônicos. Com isso, o crescimento da lavoura pode ser até 25% maior na comparação com o cultivo no solo. 

Estrutura essencial para a hidroponia

Existem várias abordagens para projetar sistemas hidropônicos, mas os elementos principais são essencialmente os mesmos.

Estrutura em madeira ou metal

As estruturas suspensas em madeira ou metal são a parte onde as sementes e mudas de plantas ficam apoiadas, crescendo com maior liberdade. 

Compartimento com água e nutrientes

Abaixo da estrutura suspensa os produtores colocam água com os devidos nutrientes em reservatórios. Assim, a água vai auxiliar no desenvolvimento das hortaliças e plantas. 

Suprimentos com nutrientes

Para se desenvolverem, as plantas e hortaliças necessitam de suprimentos com minerais como magnésio, fósforo, cálcio e outros. Esses suprimentos atuam como fertilizantes saudáveis. 

Filme para estufa

Os filmes para estufa são utilizados na cobertura de toda a estufa, protegendo a lavoura dos agentes externos. A principal função da lona para estufa é:

  • Evitar o contato do cultivo com as chuvas, ventos, insetos e outros agentes externos;
  • Garantir o controle de temperatura interno;
  • Impedir que os raios UVA e UVB queimem as folhagens.

Filme leitoso: especial para a proteção e o crescimento saudável das plantas na hidroponia

O Filme Leitoso Multicamada da Nortène é produzido com matéria-prima 100% virgem. O produto conta com proteções UVs e substâncias antioxidantes com aditivos, que asseguram a maior durabilidade, resistência e quebra de luz uniforme.

Entre as maiores vantagens do filme leitoso para estufas hidropônicas são: 

  • Fornece o microclima ideal no interior das estufas agrícolas;
  • Reduz, em média, 3 graus Celsius no ambiente interno;
  • Mantém alta produtividade em ambientes adversos.

Além disso, esse tipo de filme proporciona 5% de difusão de luz e 85% de transmissão de luz, ideal para os produtores de sistemas hidropônicos. 

Para saber mais sobre o produto ou solicitar orçamento, entre em contato com a nossa equipe comercial pelo e-mail nora@gruponortene.com.br ou telefone (11) 913685524.

Posso te ajudar? | ¿Puedo ayudarte?