Entre as maiores preocupações dos produtores agrícolas está manter a produtividade em alta o ano todo. De fato, é uma situação complexa se considerarmos as mudanças climáticas e fatores internos e externos que podem afetar as lavouras.  A boa notícia é que existe tecnologia e muitos materiais que promovem a proteção do cultivo, por exemplo, o filme agrícola. O filme agrícola como o Maxilux, comercializado pela Nortène, é a solução ideal para garantir o desenvolvimento do cultivo o ano todo. 

Filme agrícola para estufa: qual a importância na manutenção da produção na agricultura?

A cobertura de filme plástico desempenha um papel importante na agricultura brasileira. Afinal, o produto garante os níveis ideais de conservação da umidade e o controle de ervas daninhas.

Ao longo dos anos, o filme plástico para mulching tornou-se um importante material de produção agrícola, melhorando consideravelmente o rendimento das colheitas.

Além disso,  os filmes plásticos como o Maxilux oferecem maior eficiência do uso da água através da manutenção da umidade do solo e do controle da temperatura do solo.

Funções do filme agrícola de cobertura

Devido à sua espessura, uso de pigmentos e sua exposição à alta irradiação solar, os filmes de cobertura requerem luz adequada e estabilizadores térmicos com resistência química intermediária.

Usado principalmente para o cultivo de alimentos e hortaliças em áreas extensas, muitos filmes oferecem as seguintes vantagens:

  • Melhor qualidade da colheita;
  • Retenção de água;
  • Minimização da propagação de ervas daninhas;
  • Controle de temperatura do solo;
  • Desinfecção do solo antes da semeadura.

Funções do filme de estufa

As estufas certamente proporcionam um ambiente ideal para o desenvolvimento de plantas e hortaliças. Assim, protegem os vegetais dos efeitos da chuva, da geada, dos ventos e da irradiação quente do sol. 

Por isso, asseguram uma qualidade uniformemente elevada e ajudam os frutos, vegetais e flores a amadurecerem mais rapidamente, permitindo a colheita de várias safras ao longo do ano. 

Além disso, o filme plástico pode ser adaptado especificamente para os requisitos exclusivos de luz e temperatura exigidos por muitos tipos de produção agrícola. 

Ao mesmo tempo, o filme plástico ajuda a reduzir o consumo de água, reduzindo a evaporação.

Durabilidade e qualidade da colheita

Ao selecionar um determinado tipo de filme de estufa, considere se o produto possui resistência à irradiância solar e durabilidade. 

Verifique também se os aditivos (estabilizadores de luz e absorvedores de UV) utilizados na fabricação dos filmes agrícolas permitem a distribuição de luz uniforme por toda a plantação. 

Filme Maxilux Multicamada

O Filme Maxilux, da Nortène, é um filme multicamada indicado para cobertura total de estufas e fechamento lateral. Propiciando maior economia de água e fertilizantes, o Filme Maxilux Multicamada oferece 53% de difusão de luz e 85% de transmissão de luz. 

É um material de cobertura que certamente fornece alta resistência, alta durabilidade e distribuição de luz uniforme, elevando a produtividade em comparação ao cultivo em campo aberto.

Este e outros tipos de filmes agrícolas são encontrados com a Nortène. Para conhecer os modelos de filmes de alta difusão, difusores, leitosos e outros, entre em contato conosco

Posso te ajudar? | ¿Puedo ayudarte?