A Conab divulgou sua estimativa para a safra 2021, a produção total deverá somar 268,94 milhões de toneladas, 4,6% acima da temporada de 2019/2020. Mas como se preparar para as altas na produtividade da safrinha? É sobre este assunto que iremos abordar no conteúdo de hoje. Acompanhe!

Antes de saber como se preparar para as altas na produtividade da safrinha é essencial que você compreenda os termos safra e safrinha.

Ambos estão relacionados às culturas anuais, principalmente à dobradinha soja-milho em plantio direto, como você já deve saber.

Dessa maneira, eles se referem à época do ano agrícola em que será feito o plantio das culturas e, ainda, refere-se à produtividade esperada.

Na safra, o plantio é feito quando o período das chuvas se iniciam e vai de outubro a dezembro, sendo a soja a cultura mais plantada.

Nessa época, as condições climáticas – temperatura, luminosidade e umidade – são as melhores para o desenvolvimento das culturas.

Por isso, em geral, o produtor investe mais na safra, pois há um potencial produtivo e de retorno financeiro maior.

Já a safrinha acontece logo após a safra e foi denominada no diminutivo por conta do volume produtivo, que é menor devido às condições de clima, temperatura, luminosidade e umidade um pouco abaixo quando comparados à safra.

No entanto, a produção da safrinha cresceu e atualmente, em muitos casos, já é chamada de segunda safra.

Ou seja, a safra e a safrinha já têm a mesma importância econômica para o agronegócio.

Como se preparar para a alta na produtividade

Devido à redução da disponibilidade de água no solo e das temperaturas do ar no inverno, o sucesso da safrinha depende principalmente da época de semeadura.

Quanto mais tarde for semeada, menor será o potencial produtivo e maior o risco de perdas por condições ambientais adversas (seca e frio).

Assim, o planejamento da safrinha do milho, por exemplo, deve começar com a cultura de verão, visando liberar a área o mais cedo possível para a segunda cultura.

Um bom planejamento para a produtividade da safrinha conta muito no sucesso das atividades que você realiza em sua fazenda.

Nem seria preciso dizer que como cada cultura tem um ciclo e em determinados casos você pode plantá-las na safra e na safrinha, é preciso organização.

Pois como estamos falando em sistemas de produção, a escolha da cultura para a safra determina ou limita as opções para safrinha, principalmente por questões fitossanitárias, do cronograma e da janela de cultivo.

Uma ideia é utilizar o período de entressafra para realizar esse planejamento.

Geralmente é o período “mais tranquilo” da fazenda e, portanto, podemos usá-lo de maneira proveitosa para planejamento e manutenção do maquinário, por exemplo.

Assim, suas informações ficam organizadas e de fácil visualização, para você não se perder no planejamento.

Além do planejamento é fundamental que você fique atento à:

     Respeitar o vazio sanitário;

     Planejar o operacional (adubação, plantio, pulverizações e colheita);

     Preparação do solo;

     Controle das plantas daninhas;

     Problemas com pragas;

     Doenças e cultivares;

     Evolução dos cultivares;

     Armazenagem;

     Comercialização

Em busca das melhores soluções para a sua fazenda? Conheça a Nortène Plásticos!

Ainda não sabe onde pode encontrar as melhores soluções para o seu dia a dia? Conheça a Nortène!

Há mais de 4 décadas no mercado, a Nortène Plásticos se destaca no fornecimento de reservatórios de geomembrana, filmes agrícolas, mulching, telas plásticas tecidas, telas plásticas termosoldadas, silo-bolsa, agro silo tubo Flex-silon, telas tapume e lona para construção e mineração.

Além da fabricação desses produtos já mencionados, a Nortène contribui com seu know how e sua tecnologia exclusiva em plásticos, na fabricação e na comercialização dos produtos de diversas empresas no Brasil.

Reconhecidos pelo seu DNA inovador, os produtos da Nortène Plásticos estão presentes nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal e em mais de 25 países no mundo.

Se você precisar de um especialista para te auxiliar, entre em contato conosco — nós podemos te ajudar!

 

 

 

 

Posso te ajudar? | ¿Puedo ayudarte?