A produção agrícola pode ganhar melhor desempenho com a ajuda de um filme agrícola multicamada.

O filme agrícola multicamada ajuda a proteger o cultivo e ainda oferece benefícios extras para os produtores. 

Por exemplo: a proteção contra as variações climáticas (vento, geada, chuvas), que afetam as plantações e provocam grandes prejuízos à agricultura. 

Saiba como escolher o melhor filme agrícola para sua estufa - Blog

Por isso, saiba como atua o filme agrícola e como escolher o melhor modelo para a sua lavoura! 

O que é um filme agrícola?

O filme agrícola é um material plástico constituído por matérias-primas e aditivos especiais com o objetivo de proporcionar, através de suas propriedades ópticas específicas, um microclima dentro da estufa, oferecendo condições ideais para maior produtividade e qualidade dos cultivos.

Através de diferentes adjetivações, os filmes agrícolas podem ser utilizados para todos os tipos de cultivos, nas mais diferentes regiões geográficas.

Desse modo, o filme protege a plantação e ainda tem boa eficácia em controlar a luminosidade do ambiente, inclusive filtrando e protegendo raios ultravioletas.

Como escolher o melhor filme?

Escolher o filme multicamada adequado é um passo importante para manter a produção com qualidade. 

No entanto, a seleção do produto depende de vários fatores, a começar pelo tipo de cultivo e região geográfica na qual o filme será instalado. É importante saber das exigências de luz, irrigação, nutrição e calor do cultivo que será cultivado.

Por exemplo, indicamos o filme leitoso para cultivos que são mais sensíveis a radiação, como a cultura de morangos, planta ornamental e samambaias. 

Já o filme difusor é mais utilizado no cultivo de plantas que necessitam de boa distribuição da luz em todas suas folhas, durante seu ciclo. Desta forma, há maior taxa de fotossíntese e maior produtividade e qualidade.

Ou seja, após a análise das condições climáticas da região, do tipo de cultura e do seu manejo, é possível ter uma definição mais assertiva a respeito do modelo de filme agrícola multicamada. 

Quais os benefícios do filme difusor?

O filme difusor promove uma cobertura com fechamento lateral que possibilita o desenvolvimento adequado do plantio. A aditivação específica permite a maior difusão da luz dentro da estufa, ou seja, tem distribuição mais uniforme, proporcionando maior iluminação das folhas, aumentando as taxas de fotossíntese e, por consequência, a produtividade.

Tipos de Filmes Agrícolas 

Alguns dos tipos de filmes mais presentes na área de produção agrícola são:

  • Filme leitoso – permite luz e temperatura adequados para cultivos sensíveis à luz intensa.
  • Filme difusor – melhor transmissão e distribuição de luz nas estufas;
  • Filme transparente – Alto percentual de transmissão de luz e calor.

Filmes Agrícolas Nortène

A Nortène disponibiliza no mercado agrícola 5 linhas diversificadas de filme agrícola multicamada: Termofilm, Maxilux, Filme Transparente, Difusor e Leitoso

O Termofilm é indicado para produção de cultivos que necessitam de controle adequado da temperatura interna na estufa, como hortaliças, tomates e produção de flores, além de outros cultivos. Um material que eleva a produtividade ao reduzir em até 3 graus célsius dentro da estufa.

O Maxilux é o filme apropriado para cultivo de hortaliças e flores que necessitam de difusão de luz em maior quantidade. 

O filme leitoso é normalmente utilizado em cultivos de morangos, flores e demais produtos que necessitam de maior transmissão de luz (85% no caso desse filme). 

Já o filme difusor alcança 87% de transmissão de luz e 40% de difusão de luz, ideal para cultivos de hortaliças e flores. Além disso, consegue promover maior economia de água e fertilizantes. 

O filme transparente, por sua vez, proporciona 90% de transmissão de luz, empregado nas estufas agrícolas e galpões secagem de grãos e material cerâmico.

Para saber mais sobre esses produtos e obter ajuda na escolha do tipo de filme ideal, fale com a nossa equipe e solicite orçamento pelo site! 

Posso te ajudar? | ¿Puedo ayudarte?