Você sabe como escolher a lona de silagem ideal para a sua produção? A seleção da lona é de suma importância na garantia da proteção e da durabilidade da silagem.

Assim como as sementes, a fertilização, o transporte e outros requisitos são relevantes, a lona de silagem influencia o processo de produção da silagem.

Cabe destacar que a falta de cuidado com esses itens durante o armazenamento da silagem leva à perda do material e a grandes prejuízos financeiros. 

Portanto, tenha em mente que a vedação completa é crucial na preservação do material, o que depende também do tipo e da qualidade da lona. 

Pensando nisso, elencamos algumas dicas que vão ajudá-lo a escolher a lona de silagem apropriada para a sua produção. Confira! 

Orientação técnica 

Sem dúvida, sua própria experiência como produtor conta muito na melhoria da produtividade agrícola. 

No entanto, é sempre importante buscar a opinião de um especialista quando o assunto é escola e uso de lona de silagem. Afinal, um profissional habilitado tem capacidade para oferecer informações detalhadas, que vão contribuir para uma seleção mais assertiva do material. 

No caso das lonas, o especialista poderá indicar o melhor material, a forma de aplicação correta, entre outros aspectos que podem influenciar no silo.

Aplicação da lona de silagem do lado correto

Normalmente as lonas para silagem são próximas com as faces de cores diferentes: preta e branca. A coloração diferenciada tem um motivo especial. 

O lado branco, que possui tratamento UV, serve para refletir o calor. Por isso, deve ficar sempre para o lado de fora, em contato com o ambiente externo. Desse modo o excesso de calor é dissipado do interior do silo, evitando a fermentação que prejudica a produção.

Já o lado escuro, que fica para a parte interna do silo, permite manter a temperatura adequada em ambiente completamente vedado.

Tamanhos de lona encontrados no mercado

Ainda que os tamanhos de lonas encontradas no mercado sejam padronizados, considere a quantidade de material que necessita de vedação.

Com base nessa quantidade, você poderá calcular com maior precisão a proporção adequada da lona em relação ao silo. A partir disso será possível adaptar o tamanho da silagem aos tamanhos mais comuns de lona: de 8 m a 16 m ou de 50 m a 100 m.

Tenha em mente que o tamanho adequado da lona possibilita a vedação total, sem causar dobras ou ausência de material em determinadas áreas do silo. 

Vida útil da lona para silagem

Dependendo do fabricante, as lonas possuem em sua composição diferentes tipos de aditivos. E estes aditivos, por sua vez, afetam diretamente a vida útil do produto. Quando os aditivos perdem força, a lona, que tinha a função de proteger os silos, se torna apenas um plástico.

Portanto, o material perde sua capacidade de proteção. Assim, confira sempre o tempo de duração dos aditivos. Algumas marcas garantem até 2 meses de durabilidade. Já outras marcas oferecem lonas com aditivos que agem por, no mínimo, 6 meses.

Resistência

Fique sempre atento à questão de resistência do produto. Sabendo que a composição da lona influencia a qualidade do material, confira com o fabricante o tempo de garantia do produto.

E lembre-se: espessura maior não significa, necessariamente, um material mais resistente. A resistência, de fato, tem relação com o processo produtivo de uma lona, abrangendo os aditivos usados e o processo tecnológico aplicado. 
Agora que você sabe como escolher a lona ideal, conheça a linha de lona para silagem da Nortène!

Posso te ajudar? | ¿Puedo ayudarte?