Você sabe porque o controle climático para o gado é importante para o bem estar do gado? Se a resposta for não, não se preocupe! Neste artigo, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre o assunto! Confira

Você já deve saber que a criação de gado de corte ou de leite é um ramo do agronegócio que demanda investimentos não só em água e alimentação, mas também na manutenção do bem-estar dos animais

Neste sentido, o controle climático para os animais é uma tecnologia valiosa para que você  possa fazer um bom planejamento da sua criação, diminuindo os riscos de prejuízos.

Portanto, sabendo da importância do controle climático para o gado, preparamos um artigo completo, onde você encontra a resposta para a pergunta que dá título à nossa matéria. Acompanhe!

Por que as mudanças climáticas no campo são importantes?

É certo dizer que as alterações do tempo afetam o dia a dia dos consumidores e dos negócios.

Além disso, a relação do controle climático para os animais fica ainda mais explícita quando falamos de um setor que tem que lidar diretamente com as forças da natureza, como é o caso dos criadores de gado.

Sabe-se que o calor é um dos principais fatores de estresse para o gado de corte ou de leite, uma vez que todas as raças têm um limite de tolerância às altas temperaturas.

As altas temperaturas interferem em diversos aspectos, que vão desde a formação muscular do animal até a sua capacidade reprodutiva.

Quando o gado está confinado, as informações sobre as condições de controle climático para os animais são importantes para permitir ao gestor implementar medidas de melhoria de qualidade de vida, como telas de sombreamento e outros materiais que proporcionam mais conforto térmico aos animais.

Lembre-se que o controle do calor excessivo gera melhorias no bem-estar geral dos animais, aumentando a produtividade do rebanho.

Como o controle climático para os gados interfere na produção?

As condições climáticas ainda têm influência na criação do gado de corte e leite, além do seu bem estar, claro.

O clima, por exemplo, pode impactar a criação do gado de formas indiretas. Uma delas é o efeito que a mudança de temperatura e as chuvas têm na produção dos grãos que são usados para alimentar o rebanho.

Além disso, o cuidado com o pasto é delicado e está diretamente ligado às condições de controle climático para o rebanho, ou seja, chuva ou seca em excesso podem comprometer o fornecimento de alimento aos animais.

Portanto, tudo isso gera uma resposta imediata na alimentação do gado e a introdução da ração pode encarecer muito a produção.

Neste sentido, o gestor precisa estar atento às condições climáticas com antecedência para planejar uma complementação com ração na alimentação do rebanho.

O estresse térmico causado pela falta de controle climático para os animais é um dos principais fatores que influenciam na saúde dos animais de corte e leite. O calor contribui para aumentar o estresse corporal dos animais.

Em caso de calor extremo, a energia tem que ser usada para o resfriamento do organismo. Isso acelera os batimentos cardíacos do animal, aumenta as taxas de cortisol (hormônio relacionado ao estresse) e diminui o peso, pois ele tende a não se alimentar direito.

Com menos peso, o animal pode demorar mais tempo do que o planejado para ir para o abate ou, em caso de gado de leite, pode diminuir a produção diária.

Portanto, é muito importante que o produtor considere uma consultoria especializada para questões de clima. A meteorologia pode afetar diretamente e de forma muito positiva a produção.

Vale ressaltar que quanto mais o gestor cuidar de cada detalhe do controle climático para os gados, mais fácil será o cuidado com o bem-estar animal. Isso irá refletir diretamente na qualidade e produção do rebanho, seja carne ou leite.

Em busca das melhores soluções? Conheça a Nortène Plásticos!

Ainda não sabe onde pode encontrar as melhores soluções para o seu dia a dia? Conheça a Nortène!

Há mais de 4 décadas no mercado, a Nortène Plásticos se destaca no fornecimento de reservatórios de geomembrana, filmes agrícolas, mulching, telas plásticas tecidas, telas plásticas termosoldadas, silo-bolsa, agro silo tubo Flex-silon, telas tapume e lona para construção.

Além da fabricação desses produtos já mencionados, a Nortène contribui com seu know how e sua tecnologia exclusiva em plásticos, na fabricação e na comercialização dos produtos de diversas empresas no Brasil.

Reconhecidos pelo seu DNA inovador, os produtos da Nortène Plásticos estão presentes nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal e em mais de 25 países no mundo.

Se você precisar de um especialista para te auxiliar, entre em contato conosco — nós podemos te ajudar!

Posso te ajudar? | ¿Puedo ayudarte?