silagem é um processo especialmente relevante na criação de animais. Ela serve como uma reserva de alimento para períodos de seca, de modo que as espécies possam encontrar componentes nutritivos e ideais ao desenvolvimento. 

produção de silagem se baseia, principalmente, na fermentação de compostos orgânicos.

Para que tudo saia conforme o esperado, a dica é seguir alguns passos. Com as boas práticas, há máximo aproveitamento da massa verde e o melhor desempenho em nutrição.

Quer acertar no processo? Veja, então, como fazer uma produção de silagem adequada e entenda quais pontos você deve observar!

Escolha as plantas corretas e prepare no momento certo

A seleção das espécies é essencial para que o alimento produzido tenha boa qualidade nutricional. Em geral, é possível usar as espécies adaptadas para as condições da região. O capim-elefante também é uma possibilidade.

O recomendado é realizar a produção de silagem no período chuvoso, então vale separar a área certa para a etapa. 

Em seguida, é preciso preparar as plantas, o que significa cortá-las em pedaços de 2 a 3 centímetros. Assim, é possível formar a chamada massa verde com alta qualidade.

Transporte corretamente o material para a produção de silagem

A próxima etapa da silagem envolve transportar todas as plantas preparadas para o local adequado. 

É importante haver sincronia para que todas sejam colocadas ao mesmo tempo. Porém, também não se deve esperar demais para evitar perdas nutricionais.

Portanto, é fundamental ter um bom planejamento logístico para a produção de silagem, especialmente em relação ao transporte para a área desejada. 

Realize a compactação para retirar o oxigênio

Um dos pontos mais importantes da silagem inclui impedir que as plantas escolhidas tenham contato com o oxigênio. A intenção é garantir uma fermentação de qualidade, sem perda nutricional e sem prejuízo à saúde dos animais.

Por isso, é recomendado executar a compactação. Ela envolve o uso de pessoas, de animais ou mesmo de equipamentos, como o trator e os rolos compactadores. Quanto mais eficiente for essa etapa, melhores os resultados.

Faça o fechamento da silagem da maneira adequada

Para que o processo seja concluído, é necessário fazer uma vedação completa da área. Isso evitará a entrada de oxigênio, bem como protegerá a qualidade nutricional do alimento. A melhor forma de fazer isso é com a ajuda de uma lona específica.

Ela deve ter um revestimento reforçado e ser de alta durabilidade. Também precisa ter boa elasticidade para cobrir totalmente a área, inclusive em alguns pontos irregulares. 

Além disso, deve ter proteção UV e barreira de luz, de modo a impedir o comprometimento da fermentação.

Então, o recomendado é adquirir um produto de qualidade, fabricado com os melhores componentes. Isso dará segurança e previsibilidade e garantirá que os esforços não sejam perdidos.

produção de silagem exige alguns cuidados para que, em momentos de estiagem, o alimento adequado esteja disponível para os animais. Com essas dicas, você terá o que é necessário para consolidar um bom processo.

Se quiser mais dicas além da silagem para aplicar em sua produção, curta a nossa página no Facebook!