Os reservatórios de geomembrana PEAD são o produto preferido para projetos que necessitam de proteção contra infiltrações. Afinal, os reservatórios de geomembrana PEAD, os mais utilizados no mundo todo, são resistentes a muitos solventes diferentes. 

Esse material, de fato, oferece maior resistência específica e pode suportar temperaturas mais altas. Além disso, suas propriedades excepcionais de resistência química e ultravioleta o tornam um produto extremamente econômico.

Maiores benefícios da geomembrana PEAD

  • A geomembrana de polietileno é mais resistente quimicamente devido à sua configuração densa;
  • Os melhores recursos de teste QC-QA no mercado;
  • Não há necessidade de cobrir o revestimento porque é estável aos raios UV;
  • É um material mais econômico;
  • Disponível em rolos e em várias espessuras, atendendo bem às necessidades de qualquer projeto na construção, mineração e outros setores. 

Em quais projetos a geomembrana pode ser utilizada?

A geomembrana tem uma amplitude de aplicação bem extensa, usada na construção civil, na agricultura, na mineração e muito mais. 

Assim, é possível observar que ambientes como lagoas de irrigação, canais, valas e reservatórios de água muitas vezes contam com o reservatório de geomembrana para evitar infiltrações.

Além disso, o material resistente é efetivo em projetos de lixiviação de pilha de mineração, em lagoas de rejeitos de escória, em lagoas de águas residuais, em lagos decorativos, aterros sanitários, além de: 

  • Contenção de líquidos;
  • Contenção ambiental;
  • Remediação do solo.

Como instalar a geomembrana PEAD

As geomembranas de PEAD devem ser, obrigatoriamente, instaladas sem aplicação de estresse ou tensão sobre o material. Afinal, isso aumentaria o risco de surgirem rasgos e furos, embora o produto seja resistente.

Do mesmo modo, o reservatório necessita de instalação com folgas mínimas, de acordo com o que recomenda a NBR 16199.

Vale lembrar que esta norma visa garantir a execução correta dos serviços de instalação das geomembranas PEAD.

Embora não existam grandes complicações na hora de instalar o produto, é o manuseio incorreto que compromete muitas vezes o projeto. 

Por isso, o cuidado na instalação é essencial, especialmente quanto ao uso de equipamentos que auxiliam no processo de colocação do reservatório de geomembrana.

Testes

Durante e após a instalação, é necessária a aplicação de testes de ensaio, que vão mostrar o nível de estanqueidade e durabilidade do sistema. Mas é bom destacar que esse material não deve ser usado com a finalidade de impermeabilização. 

Durante a aplicação do reservatório de geomembrana, é importante inspecionar a superfície que receberá os taludes, essenciais para a contenção do espaço. 

Um detalhe relevante: o local que receberá a geomembrana precisa estar completamente nivelado, compactado e sem materiais contundentes. Isso porque qualquer tipo de depressão ou inclinação do terreno interfere na instalação do produto.

Lançamento das bobinas de geomembrana PEAD na instalação

Para lançar as bobinas de geomembrana no local de instalação, siga corretamente as orientações do fabricante do produto. 

Verifique, primeiramente, a quantidade de bobinas ideal para o terreno, informação esta que certamente deve constar no projeto. Em seguida, cheque as condições do terreno e promova as adaptações necessárias: limpeza, nivelamento, etc. 

O próximo passo é o transporte das bobinas, que devem ser colocadas na posição inicial de desenrolamento. Ao desenrolar as bobinas, preste atenção ao sentido e às variações do vento no local.

Por fim, verifique as condições de temperatura, lembrando que se deve evitar a instalação com soldagens transversais aos painéis mais longos nas horas mais quentes do dia. Com isso, você impede que soldas sofram tração em excesso, retraindo o material. 

Com essas orientações da Nortène, especialista no fornecimento de geomembrana PEAD, a instalação será realizada com sucesso, garantindo bons resultados ao seu projeto. 

Para conhecer as especificações dos reservatórios de geomembranas da Nortène, fale com um de nossos especialistas

Posso te ajudar? | ¿Puedo ayudarte?