Atualmente, uma das maiores preocupações das pessoas físicas e jurídicas é em relação à sustentabilidade. É fundamental tomar cuidado com a destinação de líquidos e resíduos em geral. Os dejetos estão entre os principais poluentes e exigem um tratamento seguro.

Se a origem é industrial, os cuidados devem ser ainda maiores, pois geralmente os resíduos provenientes de operações industrias contêm mais material tóxico e nocivo ao meio ambiente e à saúde das pessoas. 

A seguir, mostramos mais detalhes sobre o reservatório de geomembrana que a Nortène oferece aos seus clientes. Venha conferir!

As instalações de tratamento de água

O objetivo das estações de tratamento de água, efluente e esgoto é tratar efluentes de natureza doméstica e/ou industrial. Após o tratamento de efluente, ele pode ser reutilizado ou ser lançado em alguma fonte hídrica, pois os agentes tóxicos e poluentes já foram eliminados.

Nessa aplicação, a permeabilidade baixa e a excelente resistência mecânica e química, bem como a ataques biológicos do reservatório de geomembrana de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), não permitem que o solo e a água sejam contaminados. 

Vamos conferir, a seguir, as diferentes aplicações proporcionadas pelos reservatórios de geomembrana da Nortène para tratamento de esgoto.

O tratamento de esgoto no agronegócio 

Para o setor de agronegócio, a solução da Nortène oferece economia e respeita o meio ambiente. O reservatório de geomembrana mostra-se eficaz, sendo usado em reservatórios de dejetos de animais, cisternas e reservatórios de água para irrigação ou consumo animal. 

Ao fazer uso dele, o empreendedor usufrui de benefícios como:

  • É um produto atóxico, que não contamina a água;
  • Resistente à radiação solar, ou seja, pode ficar exposto ao sol;
  • Resistente a ataques biológicos e a produtos químicos. 

 

A gestão de resíduos efetivada pela Nortène

Em relação à gestão de resíduos, o reservatório de geomembrana é usado em aterros de resíduos perigosos e não perigosos, cobertura de aterro e lagoas de chorume. O uso do equipamento impede que os resíduos decompostos contaminem o solo, o ar ou as águas. 

Sempre que se exigir estabilidade, recomenda-se a utilização do reservatório de geomembrana texturizada, pois a textura estruturada e contínua contribui para valores de atrito e de fricção satisfatórios. 

Se a finalidade for cobrir aterros, o reservatório de geomembrana de PEBDL (Polietileno Linear de Baixa Densidade) oferece muita flexibilidade com as mesmas vantagens do PEAD. 

O tratamento em atividades mineradoras

As atividades de mineração geram uma grande quantidade de rejeitos que podem ser contaminantes. O reservatório da Nortène é usado em pilhas de lixiviação, barragens de rejeitos, coberturas e lagoas, evitando a contaminação da água e do solo.

Devido às suas qualidades, o reservatório é eficaz em projetos que envolvem segurança, periculosidade do resíduo, estabilidade e questões em que o impacto financeiro, ambiental e social pode ser muito grave se ocorrerem falhas. 

A geomembrana do reservatório da Nortène

Geomembrana, o material usado no reservatório produzido pela Nortène, que ajuda no tratamento de esgoto e no tratamento de efluente, é uma manta de liga plástica que oferece muita elasticidade e flexibilidade. Os modelos mais comuns são confeccionados com PEAD, mas existem modelos feitos com PEBDL. 

Como revestimento impermeabilizante, a geomembrana preserva a natureza, impedindo a contaminação do solo, dos afluentes, do lençol freático. Seu uso é amplo, alcançando as atividades agrícolas, da construção civil, da piscicultura, da mineração e é usada em aterros também.

Nortène apresenta as melhores soluções de reservatórios de geomemebrana para tratamento de esgoto e efluente para o seu negócio, qualquer que ele seja. O negócio sustentável tem mais chances de prosperar quando age conforme as determinações da legislação ambiental, pois assim melhora sua competitividade. 

Está precisando de uma empresa que presta bons serviços de gestão de resíduos? Então, venha conhecer o reservatório de geomembrana da Nortène para o de tratamento de esgoto.