A armazenagem de grãos pode ser muito mais eficiente com os recursos e ferramentas adequadas. O silo bag, então, surge nesse cenário para oferecer mais vantagens no armazenamento sem desperdício e com preservação da qualidade e umidade dos grãos.

Neste artigo da Nortène, saiba mais sobre as vantagens de uso do silo bag, quais cuidados deve tomar ao escolher um silo bag e quanto vai pagar para ter esse equipamento em seu galpão.

O que é o silo bag?

O silo bag, ou silo bolsa, é um sistema de armazenagem inteligente e com excelente custo benefício em relação aos outros sistemas, permite armazenar os grãos mantendo a umidade e qualidade, além de proteger contra pragas e doenças.

A técnica de armazenagem com a silo bolsa é bastante utilizada em países como Argentina, Bolívia, Estados Unidos e alguns países da Europa.

No Brasil, é um recurso que ainda está avançando e se tornando mais conhecido dos produtores locais. Desde que usado da forma correta, a silo bolsa é um sistema de armazenagem de alta eficiência.

silo bag

Para isso, é essencial manter os mesmos critérios e cuidados de armazenamento que os exercidos dentro dos armazéns. 

Cuidados especiais no armazenamento com silo bag

A armazenagem na silo bolsa exige, por exemplo, o cuidado com a questão da umidade de colheita. Assim como acontece nos armazéns, nos silos, a umidade recomendada de armazenagem fica em torno de 14%.

Desse modo, os grãos não sofrem danos físicos, mantém suas características  e não ficam suscetíveis à proliferação de fungos. 

Forma de colocar os grãos na bolsa

A colocação dos grãos no interior da bag é outra medida que requer planejamento e equipamentos especiais. 

Com uma embutidora, máquina adequada, a silo bolsa recebe os grãos que serão armazenados e transportados posteriormente.

A carreta graneleira assim como o caminhão-caçamba são outros recursos possíveis de uso para auxiliar o processo de embolsamento dos grãos dentro da bolsa. 

Condição do terreno: livre de vegetais e plantações

Especialistas recomendam que os silos devem ficar em terrenos totalmente limpos, onde não haja nenhum tipo de vegetação. Além disso, é indicado fazer o cercamento do local para evitar o acesso de animais.

Uma condição essencial pelo fato de que o terreno limpo impede que haja a propagação de fogo.

Montagem em terreno elevado

A melhor área de montagem dos silos é em terrenos com desnivelamento, ou partes mais elevadas. Isso permite que a água da chuva escoa por entre os silos, evitando empoçamentos. 

Armazenagem hermética: uma vantagem da silo bolsa

Enquanto ocorre o carregamento do silo bag, o preenchimento dos grãos expulsa o ar interno para fora.

Tal característica, portanto, é uma grande vantagem da bolsa, visto que a remoção do ar interno é automática. 

Logo, quanto menos ar dentro da bolsa, menor a probabilidade de contato com sujeiras e contaminantes que podem alterar a qualidade dos grãos. 

Assim que o carregamento se encerra, a bolsa é lacrada, mantendo os grãos intactos. Conforme o tempo passa, os grãos absorvem todo o oxigênio dentro da bag, auxiliando no controle de pragas e doenças. 

Custo de armazenagem de grãos na silo bolsa

Agora que você já sabe alguns cuidados na armazenagem com a bolsa e quais vantagens ela oferece, vamos à parte do custo de armazenamento.

Quando comparado ao sistema de armazenagem em silo estático, a silo bolsa apresenta, em média, economia de cerca de 40% para a mesma quantidade de grãos armazenados, levando-se em conta todo o equipamento, mão-de-obra e vida útil de ambos os sistemas.

Quando comparado à armazenagem em terceiros, a silo bolsa se torna ainda mais econômica, quando a economia pode chegar, em média, a 80%, considerando o mesmo volume armazenado e custos envolvidos em ambos os sistemas.

Por todos esses aspectos, vale investir na silo bolsa e saber mais sobre esse produto. Entre em contato com a Nortène e solicite orçamento! 

Posso te ajudar? | ¿Puedo ayudarte?